Thursday, December 06, 2007

A vida em movimento


Eles deixam saudade quando partem, mas regressam sempre com muita alegria. É assim com a família Mariani, que vive desde sempre a vida circense e há 13 anos comanda o Circo Mundial de Portugal, percorrendo o território nacional e também o de Espanha. Entre Dezembro de 2006 a Janeiro de 2007 estiveram em Vila Nova de Gaia, e permitiram-me acompanhar o dia-a-dia da trupe e a vida atrás dos bastidores. E agora estão de volta!!!

Rubem é o filho ‘do meio’ dos Mariani (Rui e Clotilde), e define o circo como “a vida em movimento”. Nascido em Lisboa, viveu com os avós e estudou antes de se dedicar a tempo integral ao trabalho com a família. Cheio de energia e com muito fôlego, faz de tudo um pouco no Circo, e faz muito. Corre para lá e para cá, acerta contratos de artistas para temporadas, coordena e executa a montagem e desmontagem das estruturas dos chapitôs, dirige caminhão, trator, e quando abrem-se as cortinas, rende-se às luzes da ribalta e faz o que de melhor sabe e gosta: animar a platéia.

No picadeiro Rubem é carismático, ágil e entre um número e outro pode estar na sonoplastia como DJ, ou nas arquibancadas como fotógrafo, ou mesmo junto à trupe dos personagens mais engraçados do circo, os palhaços. Nem precisa dizer que o seu maior talento é a empatia com o público.

Aos 23 anos de idade, Rubem diz que leva o circo dentro do peito e que somente quem nasce neste meio é que pode saber exatamente como é viver o Circo. “Para quem não nasceu no circo é difícil de se adaptar”, conclui. Entre as suas lembranças, carrega o Verão de 1990, quando, atuando no Circo Chen, conheceu Marcos Frota, ator e também artista dedicado ao universo circense de malabaris em terras brasileiras e que fez temporada em Portugal.

Rubem está sempre atento a tudo o que é preciso para manter o circo em evidência e garantir o sucesso dos espetáculos. E orgulha-se em contar que o pai já trabalhou com circo em Marrocos, Moçambique, Angola, Itália e Espanha; experiências que transmitiu-lhe com muito amor e carinho.

Mário, o filho mais velho (26 anos) estudou até o 9º ano e também está a trabalhar com a família a tempo integral. Desde miúdo gosta muito dos animais e há dez anos é o domador dos tigres do circo. Mário faz números de Mágica e está sempre a colaborar com tudo o que for preciso no dia-a-dia da família, como construir um trailer, supervisionar o cuidado dos animais etc.


Artistas e Estudantes

Já a caçula da família, Carole (13 anos), assume desde pequena o seu lado artístico. Estudante do 8º ano, está inscrita no programa Escola Móvel, do Ministério da Educação, destinado às crianças que, como ela, vivem uma vida itinerante e precisam estar com os estudos em dia. A Escola Móvel é uma experiência de ensino à distância (através da Internet) para os filhos dos profissionais itinerantes, nomeadamente da população circense e feirante.

“O processo inovador de ensino demonstra ser uma prática possível entre esta comunidade educativa itinerante, e apresenta-se como uma experiência educativa suscetível de vir a ser utilizada em outras realidades sócio-educativas que impossibilitem ou dificultem a presença dos alunos numa sala de aula tradicional”, segundo informações do site da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, do Ministério da Educação.

Nestre programa, Carole recorre às novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) através da utilização de uma plataforma de ensino virtual, acompanhando o conteúdo das disciplinas, realizando trabalhos e tirando dúvidas. Tem seu portátil como ferramenta e utiliza o sistema wireless para acesso à Rede. Este programa não a exclui de participar da escola tradicional, onde ela pode estar na biblioteca e contar com o apoio de professores e orientadores, como acontece quando está em Vila Nova de Gaia e frequenta a Escola EB 2/3 Teixeira Lopes.

Depois dos deveres escolares, Carole dedica-se ao Circo e revela muita coragem quando entra no picadeiro com a mãe e a cunhada, apresentando um número com serpentes. “Filho de peixe sabe nadar”, diz Carole em seu trailer, juntamente com seus primos David (8 anos) e Daniela Torralvo (10 anos). Carole quer ser professora de ginástica e não pensa em abandonar a vida do circo. “Gosto do circo desde pequena e nunca pensei em largar esta vida. Eu gosto de entrar na pista, embora algumas meninas e meninos não gostem, eu, pessoalmente, adoro”, conta. Entre suas lembranças, Carole orgulha-se em dizer que seu pai foi um dos primeiros trapezistas voadores de Portugal, ao lado dos tios Aderito e Fernando, e que a mãe também já apresentou-se em picadeiros de vários países e até na região autônoma de Macau.

Daniela e David não são alunos da Escola Móvel porque a idade e o nível escolar em que estão não os permitem desfrutar do programa do Ministério da Educação, e têm ainda que frequentar as aulas em cada sitio que o circo aporta. Daniela (10 anos) está no 5º ano e apresenta no circo o número dos arcos, e David (8 anos) é aluno do 4º ano, mas ainda não é artista circense. Em particular revela que o seu grande sonho é ser policial. Como a maioria das crianças, eles gostam muito dos shows circenses e não sentem dificuldades em viver uma vida itinerante.


Trupe 2006/2007

Nesta temporada, o Circo Mundial contou com uma trupe de 45 artistas, entre portugueses e estrangeiros de Argentina, Espanha, Letônia e Hungria. Naturais de Tomar, os portugueses Carlos (44 anos) e Adelino Saraiva (42 anos) fizeram neste final de 2006 e início de 2007 o número de palhaços.


Há 18 anos trabalhando juntos, os irmãos estão na vida circense há dois e radicaram-se em Espanha. “Gosto muito da vida do circo, mas fiz um curso de Desenhador da Construção Civil e gostaria de trabalhar com esta área”, revela Carlos, no camarim, após um espetáculo.


A romêna Raluca é de poucas palavras mas de grande simpatia, e está com os Mariani há um ano. Juntamente com o português Carlos, Raluca é responsável pela alimentação dos animais do circo e não demonstra medo ao estar bem próxima dos tigres. “Trabalhar no Circo é muito bom”, diz.

George Borro (51 anos) e seu filho Jr. (22 anos) vieram da Letônia para apresentar o número dos dogs alemães. Logo cedo já estão a tratar dos cães, o que inclui todos os cuidados necessários, inclusive dar-lhes vitaminas, conferir as vacinas e manter a limpeza da camionete-canil.



Os portugueses Nelson Monteiro (52 anos) e o filho Dario (22 anos) também são de família circense e já fizeram de tudo um pouco. Nelson atualmente está na apresentação dos espetáculos, mas já foi palhaço, domador e fez muitos números cômicos.


A temporada de 2006/2007 também contou com a participação dos saltadores Sebastian Jr., da Hungria, da malabarista Valéria (Argentina) e dos artistas Sacha e Maria.




Rui e Clotilde Mariani

Labels:

free html web counters
Internet Dating